01/08/2024 01:32
Entre os dias 1º e 15 de agosto de 2024 você pode alterar o perfil de investimentos do seu Plano Previp, caso considere oportuno.
Lembre-se: é preciso refletir antes de decidir.
No início do ano, as expectativas eram otimistas. Os analistas esperavam que os juros começassem a cair nos Estados Unidos e continuaria sua trajetória de queda no Brasil e renda variável seria atrativa. Seis meses depois, não foi o que aconteceu.
O ciclo de cortes da Selic parou de ocorrer mais cedo do que o esperado e a bolsa acumula queda neste ano.
Os dados dos Estados Unidos mostravam que a inflação estava entrando nos eixos por lá. No entanto, os indicadores do início de 2024 mostraram que a atividade ainda estava forte, gerando mais pressão inflacionária. Com isso, as apostas de que os juros americanos cairiam em breve perderam força. Assim, o mercado passou a projetar juros mais altos também no Brasil, o que ajudou a penalizar a bolsa.
Isso acontece porque, uma vez que as taxas de juros americanas estão altas, o Brasil também precisa mantê-las um pouco mais altas para que seus títulos consigam “competir” com os americanos e também atrair investimentos. Com isso, os investidores passaram a priorizar a renda fixa, em detrimento de se arriscar na bolsa.
Outro problema que colaborou para a volatilidade do mercado brasileiro foi o fiscal. A partir de abril, quando governo começou a rever suas metas fiscais, a viabilidade do arcabouço começou a ficar mais questionável e o cenário ficou mais difícil.
O Banco Central do Brasil interrompeu o ciclo de queda da Selic, mantendo-a em 10,50% em função de um cenário global incerto e expectativas inflacionarias.
Na zona do euro, uma alta de exportações no primeiro semestre se somou a um consumo fortalecido e ao aumento dos salários reais para elevar o crescimento levemente.
A China cresceu menos que o esperado uma vez que uma retração prolongada do setor imobiliário e a insegurança no emprego prejudicaram a frágil recuperação, mostrando que o governo chinês precisará adotar ainda mais medidas de estímulo a economia.
Tentar entender esses movimentos e suas implicações é fundamental, pois as expectativas para o segundo semestre é quando o FED reduzirá a taxa de juros americana, fator que pode contribuir com a bolsa brasileira.
O Banco Central brasileiro sinalizou que não vê mais espaço para cortes este ano buscando manter a inflação próxima da meta e aguardando uma estabilização de apreciação da taxa de câmbio, o mercado ainda considera mais alguns fatores a serem definidos, como o limite de despesas do governo e as alterações das regras fiscais.
Abaixo segue a performance dos principais índices financeiros acumulados até Junho de 2024.
Renda Fixa => CDI = 5,22% / IMA-S = 5,32% / IRFM= 1,51% / IMA-B5= 3,32% / IMA-B5+ = -5,04%
Renda Variável => IBRX = -7,20% / S&P 500 R$ = 31,45%
No entanto, a escolha do perfil de investimentos está mais relacionada ao seu apetite por rentabilidade aliado à sua tolerância ao risco do que a situações específicas e temporárias.
Tomar atitudes por conta de um acontecimento pontual pode ter consequências negativas para seus investimentos no longo prazo, especialmente quando estamos muito propensos a minimizar perdas sem analisar os resultados.
Lembre-se: Reflita bastante antes de tomar qualquer decisão, busque todas as informações necessárias sobre o mercado financeiro. A melhor forma de fazer uma boa gestão do seu patrimônio e atravessar momentos de instabilidade é se munir de conhecimento para compreender melhor os impactos de suas escolhas.
Antes de optar pela alteração, o participante deve ter em mente qual é a sua expectativa de rentabilidade, o risco que está disposto a assumir e quanto tempo falta para a aposentadoria. Além disso, sempre acompanhar os investimentos e ajustá-los quando puder conforme metas e objetivos.
A escolha pelo perfil de investimento é de grande relevância e de responsabilidade do participante.
Veja e analise as definições para cada perfil:
Perfil Superconservador Todas as aplicações são realizadas em títulos de renda fixa. Oferece uma rentabilidade mais estável e, consequentemente, níveis mais baixos de risco. Esse perfil é indicado para quem prefere estabilidade ao invés de correr os riscos do mercado financeiro em busca de maiores retornos. A referência para rentabilidade, chamada também de “benchmark”, é o CDI.
Perfil Conservador A maioria das aplicações é voltada para títulos de renda fixa, e um pequeno percentual dos investimentos é aplicado em renda variável (ações). Esse perfil é indicado para quem aceita aplicar os recursos com uma pequena parcela de risco na expectativa de maior retorno. A renda fixa tem como referência de rentabilidade 55% IMA-S + 30% IMA-B5 + 7% IRF-M + 8% IMA-B5+. O percentual aplicado em ações fica na faixa de 1% a 8%.
Perfil Moderado Esse perfil é indicado para quem está disposto a correr mais riscos, buscando melhores retornos no longo prazo. Para isso, os recursos ficam mais expostos aos riscos do mercado financeiro, com maior alocação em renda variável (ações), na faixa de 7% a 23%. A renda fixa tem como referência de rentabilidade 50% IMA-S + 30% IMA-B5 + 10% IRF-M + 10% IMA-B5+.
Perfil Agressivo Esse perfil é indicado para quem tem tolerância às oscilações do mercado financeiro e consegue lidar com a alta exposição aos riscos, em busca de melhores resultados em prazos mais longos, porém os recursos ficam muito mais expostos às oscilações do mercado financeiro, com maior alocação em renda variável (ações), na faixa de 30% a 50%.A renda fixa tem como referência de rentabilidade 45% IMA-S + 35% IMA-B5 + 10% IRF-M + 10% IMA-B5+.
Importante: A solicitação de alteração deve ser feita por meio do site da Previp, conforme passo a passo:
Acessar o site www.previp.com.br >
Inserir Login e Senha >
Clicar no ícone Perfil de Investimentos >
Selecionar o perfil escolhido >
Clicar em Salvar >
Clicar no ícone da impressora para imprimir o formulário >
Assinar >
Enviar via e-mail para Previp (previp@ sylvamo.com), impreterivelmente até o dia 16/08/2024.
As alterações solicitadas serão efetivadas a partir de Setembro de 2024.
Caso haja dificuldades em realizar a alteração no site, o Participante Ativo poderá entrar em contato com o RH Atende, pelo ramal 1010 ou 0800 774 1010.
Assistidos, Autopatrocinados e BPD’s poderão entrar em contato diretamente com a Previp.
Se não optar por qualquer alteração, fique tranquilo que seus recursos permanecerão no perfil de investimentos escolhido anteriormente.