Alteração de Perfil de Investimento

05/08/2021 03:57

Informativo – Oportunidade para Alteração dos Perfis de Investimentos

Entre os dias 02 e 13 de agosto de 2021 você terá a opção de alterar o perfil de investimentos do seu Plano Previp, caso considere oportuno.

Lembre-se: é preciso refletir antes de decidir

O primeiro semestre de 2021 ainda foi marcado por volatilidade nos mercados financeiros, principalmente no 1º trimestre, tanto na renda fixa como na renda variável, em função do aumento da Taxa de Juros (SELIC) em função da pressão inflacionária, da realização de lucros pelos investidores aproveitando a performance da bolsa no final do ano passado, incertezas quanto ao cumprimento da agenda de reformas e privatizações e por fim o impacto da pandemia, observando uma melhora no 2º Trimestre.

Abaixo segue a performance dos índices financeiros acumulados até Junho de 2021.

Renda Fixa - CDI = 1,28% / IMA = 0,14

Renda Variável -  IBRX = 8,82%

Mesmo com a sinalização da expectativa de crescimento em torno de 5% para este ano, continuaremos convivendo com a volatilidade,  devido a alguns fatores como aumentos da Taxa de Juros (SELIC) com previsões para o final do ano de 6,50% a.a.  para conter a escalada da inflação, principalmente em função de uma provável crise hídrica em função dos níveis dos reservatórios, o controle da pandemia, com a vacinação em passos lentos, antecipação da campanha eleitoral com polarização política influenciando nas discussões das reformas administrativa e tributária.

Tomar atitudes por conta de um acontecimento pontual pode ter consequências negativas para seus investimentos no longo prazo, especialmente quando estamos muito propensos a minimizar perdas sem analisar os resultados.

Lembre-se: Reflita bastante antes de tomar qualquer decisão, busque todas as informações necessárias sobre o mercado financeiro. A melhor forma de fazer uma boa gestão do seu patrimônio e atravessar momentos de instabilidade é se munir de conhecimento para compreender melhor os impactos de suas escolhas. Antes de optar pela alteração, o participante deve ter em mente qual é a sua expectativa de rentabilidade, o risco que está disposto a assumir e quanto tempo falta para a aposentadoria. Além disso, sempre acompanhar os investimentos e ajustá-los quando puder conforme metas e objetivos.

A escolha pelo perfil de investimento é de grande relevância e de responsabilidade do participante.

Veja e analise as definições para cada perfil:

Perfil Superconservador>  Todas as aplicações são realizadas em títulos de renda fixa. Oferece uma rentabilidade mais estável e, consequentemente, níveis mais baixos de risco. Esse perfil é indicado para quem prefere estabilidade ao invés de correr os riscos do mercado financeiro em busca de maiores retornos. A referência para rentabilidade, chamada também de “benchmark”, é o CDI.

Perfil Conservador> A maioria das aplicações é voltada para títulos de renda fixa, e um pequeno percentual dos investimentos é aplicado em renda variável (ações).  Esse perfil é indicado para quem aceita aplicar os recursos com uma pequena parcela de risco na expectativa de um retorno um pouco maior do que o conseguido no Perfil Superconservador. A renda fixa tem como referência de rentabilidade 60% IMA + 40% CDI. O percentual aplicado em ações fica na faixa de 1% a 8%.

Perfil Moderado>  Busca no longo prazo uma rentabilidade maior que a dos perfis mais conservadores. Para isso, os recursos ficam mais expostos aos riscos do mercado financeiro, com maior alocação em renda variável (ações), na faixa de 7% a 23%. A renda fixa tem como referência de rentabilidade 70% IMA + 30% CDI. Esse perfil é indicado para quem está disposto a correr mais riscos, buscando melhores retornos no longo prazo.

Perfil Agressivo> Busca uma rentabilidade superior a dos outros perfis, porém os recursos ficam muito mais expostos às oscilações do mercado financeiro, com maior alocação estar em renda variável (ações), na faixa de 30% a 50%. A renda fixa tem como referência de rentabilidade o IMA. Esse perfil é indicado para quem tem tolerância às oscilações do mercado financeiro e consegue lidar com a alta exposição aos riscos, em busca de melhores resultados em prazos mais longos.

Importante: A solicitação de alteração deve ser feita por meio do site da Previp, conforme passo a passo:

Acessar o site www.previp.com.br  >  Inserir Login e Senha  >  Clicar no ícone Perfil de Investimentos  >  Selecionar o perfil escolhido  >  Clicar em Salvar  >  Clicar no ícone da impressora para imprimir o formulário > Assinar > Enviar via e-mail para PrevIP (previp@ipaper.com), impreterivelmente até o dia 16/08/2021.

As alterações solicitadas serão efetivadas a partir de Setembro de 2021.

Caso haja dificuldades em realizar a alteração no site, o Participante Ativo poderá entrar em contato com o RH Atende, pelo ramal 1010 ou 0800 774 1010.  Assistidos, Autopatrocinados e BPD’s poderão entrar em contato diretamente com a Previp.

Se não optar por qualquer alteração, fique tranquilo que seus recursos permanecerão no perfil de investimentos escolhido anteriormente.