Saiba como economizar dinheiro desde o primeiro salário

Perto de receber o sonhado primeiro salário, é normal a dúvida: o que fazer com o dinheiro? De um lado, vem a vontade de sair gastando, seja com você ou com as pessoas que ama. Do outro, é comum querer guardar. O que fazer afinal?

Planeje-se! Assim você vai realizar sonhos de consumo, mas vai guardar também. Como? O ideal é começar cedo a poupar, criando este hábito que deve lhe acompanhar por toda a vida. Utilizando o tempo a seu favor, você vai construindo sua poupança aos poucos, quase sem perceber.

Planejamento, sem sacrifício!
O planejamento financeiro existe para realizar sonhos. O primeiro passo é você definir seus objetivos: para que quer guardar dinheiro? O que quer realizar?

Tendo uma meta a cumprir, fica mais fácil abrir mão de comprar algo agora, para atingir seu objetivo. Por exemplo: você define que quer viajar nas férias de julho com seus amigos. Cada vez que sentir vontade de gastar seu salário com algo, você pensa na viagem e adia esses “abusos”.

Finanças sob controle
Mesmo morando com seus pais e sem participar do orçamento da casa, você pode começar a fazer o controle das suas despesas, montando a sua própria planilha. Assim você identifica rápido para onde vai o seu dinheiro, com gastos são mais irresistíveis e se controla melhor.

Tudo é questão de conhecer bem a sua situação financeira, ter consciência do planejamento financeiro em nossas vidas e seguir a diante. Sucesso!

E como poupar?
É possível economizar no dia a dia, com pequenas atitudes que, no final do mês, podem fazer a diferença no seu orçamento. Confira:

- coma menos fora de casa
a alimentação fora do lar tem sido uma vilã da inflação e esse tipo de despesa impacta, e muito, no orçamento doméstico. Experimente fazer mais refeições em casa, evitando o café da manhã na padaria, levando almoço para o trabalho, preparando um gostoso almoço em família no domingo etc.

- saiba exatamente o que vai comprar
antes de ir às compras, faça uma lista do que realmente precisa, seja no shopping, supermercado ou em outras lojas. Comprar sem planejamento é um risco para as finanças. Assim, evite o impulso e pense duas vezes antes de colocar tudo o que vê pela frente no carrinho.

- deixe o carro em casa
além de colaborar para reduzir a poluição da cidade onde mora, essa é uma forma de cortar gastos com combustível, desgaste do veículo etc. As dicas são optar pelo transporte público, organizar caronas, ir de bicicleta...

- pesquise preços
nunca compre logo na primeira loja que entrar. Pesquise: desta forma fica mais fácil barganhar um desconto quando necessário.

- aproveite as promoções
trocas de coleções de roupas, baixa temporada de viagens... São diversas as oportunidades de economizar de acordo com as promoções oferecidas em diversos setores. Cuidado, apenas, para não comprar por impulso só em função dos preços convidativos. Analise a real necessidade de adquirir o produto e só assim, com toda a certeza, faça a compra.

Ao ganhar o seu próprio salário, você deve buscar, nos conceitos de Educação Financeira, formas de organizar seu orçamento e economizar seu dinheiro, fazendo uso responsável de seus recursos. Planeje-se!