Dúvidas freqüentes
 

Tire suas dúvidas sobre empréstimo

Quem é elegível ao empréstimo PrevIP?

Todos os profissionais IP, que são participantes da PrevIP e possuam 01 ano de vínculo ao plano

Quais são as exigências para se obter o empréstimo?

Que os participantes não estejam com seu contrato de trabalho suspenso ou interrompido;

Para menores de 18 anos de idade, dependerá da apresentação de autorização expressa do responsável legal ou documento comprobatório de emancipação;

As contribuições não poderão estar suspensas, bem como não poderão ser suspensas voluntariamente durante o prazo de amortização.

Qual o valor limite do empréstimo?

O maior entre 3 vezes o salário nominal e o saldo de contribuição do participante (contribuição da empresa não é considerada neste caso), limitado a R$ 40.000,00. O valor do empréstimo não pode ser inferior a 1 salário mínimo.

Qual o percentual do Patrimônio da Entidade que pode ser destinado aos empréstimos?

O percentual que pode ser destinado aos empréstimos atribuído pela legislação é de 15%.

Qual o percentual mínimo e máximo das parcelas?

O percentual mínimo da parcela não poderá ser inferior a 5% ou superior a 30% do salário nominal.

Em quantas vezes poderá ser parcelado?

Em até 36 vezes, sendo que o valor da parcela não poderá ser inferior a 5% e nem superior a 30% do salário nominal.

Em caso de afastamento, o que acontece com o empréstimo pendente?

Neste caso, a Patrocinadora determinará a forma e a data para a cobrança do débito do Participante.

Caso haja o desvinculo empregatício com a International Paper, como será tratado o saldo devedor?

O saldo devedor será abatido das verbas rescisórias e caso não seja suficiente, a diferença será descontada do saldo da conta de contribuição de participante e de patrocinadora, acumulados no Plano, sendo o saldo de conta de patrocinadora aplicável somente na hipótese em que o participante tenha 3 anos de vinculo ao Plano PrevIP.

O que é repactuação? Como ela funciona?

Repactuação é um benefício em que o participante pode solicitar um novo empréstimo, quitando o empréstimo anterior, desde que já tenha quitado no mínimo a metade das parcelas. O valor líquido a ser creditado será a diferença do novo empréstimo menos o saldo devedor do empréstimo anterior.

Há possibilidade de antecipação de parcelas e liquidação antecipada?

Sim. Basta acessar o site: www.previp.com.br com o login e senha, clicar nos ícones: Seção de empréstimo/Pagamento Avulso/Liquidação/Antecipação de parcelas, inserir os dados, clicar em Simular e em seguida em Solicitar. Nesse momento, o participante deverá imprimir o contrato, assinar e enviar para PREVIP através da correspondência interna ou digitalizar e encaminhar através de chamado ao RH Atende. (Intranet/My-IP/RH Atende/Beneficios e Qualidade de Vida/Previp).

No caso de antecipação de parcelas do empréstimo, será concedido algum desconto?

Sim, serão descontados os juros futuros.

Qual a taxa de juros que será cobrada?

A taxa de juros é prefixada e baseada na taxa Selic, mensalmente divulgada no site da entidade (www.previp.com.br).

Quais são as taxas que serão cobradas sobre o empréstimo?

A única taxa cobrada do participante é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é obrigatório por lei e será descontada do valor solicitado.

Onde posso encontrar a Taxa de Empréstimo?

Na página principal no menu Empréstimos / Indice ou no próprio Simulador de Empréstimos

Qual é o canal de atendimento para solicitação de empréstimo pela PrevIP?

Pelo site: www.previp.com.br. Basta criar um login e senha e após isso acessar: Seção Empréstimo/Simulação/Solicitação de Empréstimo, inserir os dados para simular e após clicar em Solicitar para contratar o empréstimo. Nesse momento, o participante deverá imprimir o contrato, assinar e enviar para PREVIP através da correspondência interna ou digitalizar e encaminhar através de chamado ao RH Atende. (Intranet/My-IP/RH Atende/Beneficios e Qualidade de Vida/Previp).

Qual o período para solicitação do empréstimo?

Do dia 01 ao dia 15 de cada mês e o crédito efetuado em folha de pagamento no último dia útil do mês da solicitação.

Em caso de dúvidas, onde buscar ajuda?

Através do Fale Conosco no site www.previp.com.br ou pelo RH Atende, ramal 1010 ou 0800 774 1010.
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